O projeto

Somos o Arquitetura na Periferia, projeto que visa a melhoria da moradia para mulheres da periferia, por meio de um processo onde elas são apresentadas às práticas e técnicas de projeto e planejamento de obras e recebem um microfinanciamento para que conduzam com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas casas. Ao invés de oferecer um produto, buscamos favorecer a autonomia das participantes, ampliando sua capacidade de análise, discussão, prospecção, planejamento e cooperação, o que por fim leva a um aumento de sua autoestima e confiança. Conheça o projeto pelo ponto de vista das próprias participantes: ASSISTA AO VÍDEO

Assine nossa news e fique por dentro das novidades.

Ajude o Arquitetura na periferia a fazer mais.

COOPERAÇÃO

Todas as nossas atividades são feitas em grupo, onde é possível que as participantes se ajudem, se incentivem e criem os laços de relacionamento fundamentais para o bom andamento dos trabalhos, uma vez que todo o processo é feito na base da confiança mútua.

AUTOGESTÃO

As mulheres atendidas participam de todas as decisões ao longo do trabalho: como será pago o financiamento, qual será o valor das parcelas, como serão feitas as obras, etc. Desta forma elas se tornam para além de beneficiárias, protagonistas do processo.

MICROFINANCIAMENTO

As participantes recebem um empréstimo de uma pequena quantia de dinheiro para a compra de materiais de construção ou contratação de serviços para a realização das obras. O dinheiro que retorna após o pagamento das parcelas é aplicado em novos grupos dando continuidade ao projeto.

Casa da Cely 

Moradora da Eliana Silva, participou do projeto em 2017.

Antes e Depois da sua cozinha

“Com o que vocês nos ensinam a gente consegue fazer a nossa casa do jeito que a gente sonha e conforme as nossas condições”. Cely Costa